Microrredes Inteligentes – ENEL CE

Ano de entrega do projetoCliente
2017ENEL CE



DESAFIO

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de um modelo viável de microrrede baseada em microgeração distribuída a partir de fontes renováveis, com um sistema de armazenamento de energia e de gerenciamento energético. O modelo tinha por desafio a implementação de um projeto piloto em um condomínio residencial, com a participação de dez unidades consumidoras e alguns sistemas do condomínio, como iluminação pública, segurança condominial e demandas do clube social.
Um dos principais pontos de inovação proposto para o projeto são as estratégias de controle a serem desenvolvidas para integrar as fontes de energia renováveis (fotovoltaica e eólica), as diferentes tecnologias de armazenamento de energia e as cargas, que podem ser críticas ou normais. O foco do projeto está na inteligência da rede, visando a implementação de um sistema eficiente, confiável e econômico, e que possa se caracterizar como uma solução atrativa para o setor elétrico.

DESENVOLVIMENTO

Foram enfrentados três grandes desafios técnicos, sendo eles:

  • (1) Dificuldade de encontrar fornecedores de equipamentos com os requisitos que o projeto exigia. Dentre eles estava o sistema de armazenamento de energia central, visto que no Brasil ainda não havia uma empresa que fornecesse um modelo de operação e manutenção satisfatório do sistema. Vale ressaltar que em 2014, ano de início do projeto, os sistemas de armazenamento de energia ainda eram produtos extremamente novos no mercado nacional e internacional.
  • (2) Dificuldade de encontrar fornecedores de dispositivo de gestão de demanda. Foi necessário firmar uma parceria com uma empresa que já possuía um dispositivo com características que atendia às demandas do projeto piloto e, a partir dessa parceria, foi promovida a aplicação do Smart Quadro. Além disso, o principal componente do Smart Quadro, o Smart Q, também foi utilizado em um dos quadros de comando e controle do projeto, denominado QGFD.
  • (3) O produto que apresentou o maior desafio para o projeto foi o conversor back-to-back. Como este equipamento não foi encontrado no mercado, fez-se necessário firmar parceria com uma empresa nacional para o desenvolvimento do mesmo. O conversor foi desenvolvido em conjunto com a Supplier, empresa que já possuía experiência em equipamentos de eletrônica de potência e que desenvolveu o novo produto de acordo com as necessidades do projeto piloto.

RESULTADO

O projeto resultou na primeira microrrede implantada em um caso real no Brasil. A microrrede desenvolvida no projeto encontra-se atualmente em operação em um condomínio residencial na área de concessão da Enel CE e se destaca, além do seu pioneirismo, pela abrangência das soluções implementadas e testadas no P&D. O projeto englobou aspectos tecnológicos, regulatórios, mercadológicos e comerciais de microrredes, com foco em aplicações em condomínios de residências, mas com aplicação também em estabelecimentos e distritos comercias e redes autônomas, buscando a geração de novos produtos, serviços e modelos de negócios para o Grupo Enel.