Soluções

Microrredes e Armazenamento de Energia

Microrredes e sistemas de armazenamento de energia são conceitos bastante recentes no setor de energia que a cada dia ganham maior destaque. Uma vez que estes conceitos e dispositivos trazem um alto grau de flexibilidade e resiliência para as redes elétricas do futuro. Um dos principais benefícios que eles trazem para a operação de unidades consumidoras críticas é a ampliação da confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para operações que são extremamente eletro dependentes. Outros benefícios destas tecnologias estão relacionados com a sua inteligência natural, que são redução de custos e otimização de recursos renováveis.

Gestão e Eficiência Energética

A gestão energética está presente em quase todos os projetos da área de energia. Desde a gestão técnica para melhor aproveitamento de recursos de geração renovável, até mesmo a gestão de custos através de eficiência energética em processos e também do uso de energia nas indústrias e suas operações. A Fundação CERTI possui um portfólio abrangente de soluções, que vão desde as mais simples como comutação entre fontes até soluções bastante sofisticadas utilizando inteligência artificial para previsão de geração e cargas, em operações que visam otimização ao extremo de sustentabilidade e custos.

Mobilidade Elétrica

A Fundação CERTI é pioneira em mobilidade elétrica no Brasil. Instalamos as primeiras estações de recarga em rodovias, iniciando o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no país quando ainda haviam pouquíssimos veículos elétricos circulando pelas nossas ruas e rodovias. Com isso, nos antecipamos aos problemas gerados nas redes de energia por estes novos dispositivos. E assim temos as soluções mais criativas e inovadoras para este setor.

Regulação e Advocacy para o setor de Energia

Em muitos projetos da área de energia, a regulação é inexistente ou de baixa qualidade. Com isso, a Fundação CERTI auxilia e traz para os seus projetos todo conhecimento em regulação e legislação do setor elétrico para otimizar as soluções técnicas e alavancar as perspectivas econômicas destas soluções. Com isso, nossos clientes e parceiros são altamente beneficiados com ganhos técnico-econômicos de soluções viáveis para o mercado.

Modelos de Negócios e Inteligência de Mercado

O mercado de energia elétrica está cada dia mais próximo de uma abertura completa. Neste sentido, muitas soluções atuais terão seus resultados financeiros alterados em alguns anos. Neste sentido, a Fundação CERTI apresenta em seus projetos uma modelagem futura com diversos cenários para que os seus clientes e parceiros estejam preparados para a abertura do mercado nos próximos anos.

Hidrogênio de Baixo Carbono

O Hidrogênio é considerado o combustível do futuro. Existe a possibilidade do uso do hidrogênio como vetor energético capaz de descarbonizar setores da economia de difícil mudanças, como o setor industrial e de transportes. Portanto, o hidrogênio será uma das grandes apostas para que os países possam atingir suas metas de redução na emissão de gases de efeito estufa, com a substituição dos combustíveis fósseis pelo hidrogênio de baixo carbono. E dentre os tipos de hidrogênio, o mais promissor é o hidrogênio verde, e para que este seja considerado verde, a sua produção deve ser a partir de fontes de energias renováveis, como a energia solar e eólica, tanto onshore como offshore.