Ano de entrega do projeto | Cliente |
2016 | Energia |
DESAFIO
Estudo do complexo fotovoltaico composto pela usina MegaWatt Solar, implantado pela Eletrosul, e diferentes e inovadores sistemas fotovoltaicos experimentais, visando soluções para a inserção da tecnologia fotovoltaica na matriz energética brasileira de forma sustentável.
DESENVOLVIMENTO
O projeto desenvolveu estudos e desenvolvimentos complementares de um complexo fotovoltaico de 1.026 kWp, conectado em um centro de carga da rede de distribuição de energia de Florianópolis – SC, Brasil. O complexo foi composto por cinco diferentes tecnologias de geração de energia fotovoltaica, entre elas: silício cristalino, CIS, Telureto de Cadmio, HIT e PV Thermal, o que permitiu uma análise completa das diferentes soluções em uma mesma localidade, em diferentes condições de operação (inclinação, condições climáticas etc.).
Além das diferentes tecnologias dos módulos, no projeto também foram estudadas diferentes tecnologias de inversores e os melhores arranjos técnicos para operação dos sistemas que compõem um complexo fotovoltaico, incluindo uma abrangente avaliação da viabilidade técnica e econômica para o caso das tecnologias estudadas no projeto. O que contribuiu significativamente para estas análises foi a localização do projeto, pois embora Florianópolis não possua as melhores condições de irradiação para produção energética, em contrapartida disponibiliza ao projeto uma variação climática e de irradiação extremamente interessante sob a ótica da pesquisa.
RESULTADO
Foi possível realizar uma avaliação precisa da eficiência e durabilidade de diversas tecnologias, submetidas às mesmas condições de operação, durante o mesmo período.
Também foram realizados estudos de viabilidade técnica e econômica para maior inserção de geração solar fotovoltaica para a área de abrangência do Sul e parte do Centro-Oeste do Brasil, possibilitando a tomada de decisão de empresas da região na construção de empreendimentos voltados para geração solar fotovoltaica, mas também para possíveis sistemas híbridos com geração eólica.
Também foram realizadas campanhas de comissionamento da Usina MegaWatt Solar, primeira usina solar fotovoltaica de grande porte conectada no sistema de distribuição do Brasil. Trazendo o pioneirismo de técnicas e soluções para geração solar fotovoltaica no sistema elétrico nacional.
Portanto, entende-se que este projeto contribuiu com a inserção da energia fotovoltaica na matriz energética, com novas tecnologias de processamento e recursos humanos qualificados, melhorando a competitividade da geração fotovoltaica em relação às outras formas de geração.