Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia – WEG (Smart Energy Storage System)

LEIA TAMBÉM
Ano de entrega do projetoCliente
2017WEG

DESAFIO

Este projeto teve o objetivo de pesquisar e desenvolver uma solução de Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia por Baterias que possa se caracterizar como um novo produto WEG de fornecimento, gerenciamento e armazenamento de energia, e que possa ser configurado para o atendimento de demandas em aplicações industriais, comerciais, condomínios, hospitais, áreas remotas, militares e de defesa, áreas da rede de distribuição com deficiência de qualidade de energia, agropecuárias e itinerantes.

DESENVOLVIMENTO

Foram desenvolvidas diversas funcionalidades para o produto. Dentre elas podemos destacar:

  • Despacho agendado,
  • Modo de limitação de demanda,
  • Suporte de frequência e tensão e
  • Suavização de potência. Todas as funcionalidades foram efetivamente comprovadas através de testes em campo e o produto foi colocado no portfólio de soluções da WEG.

RESULTADO

O resultado final foi uma solução completa de geração, gerenciamento e armazenamento de energia instalada em um container numa versão prototipada para operação em campo, numa aplicação a apoio a estações de recarga de veículos elétricos instalada em um posto de gasolina no bairro Itacorubi na cidade de Florianópolis – SC, aonde o mesmo se encontra instalado e operacional. Além disso, foi realizada uma análise estratégica de inserção no mercado e tomadas as recomendações necessárias para a especificação final do produto, visando a entrada em produção e colocação no mercado.