Transformação Digital

Digitalização das redes de energia

A digitalização da rede elétrica através do escaneamento 3D e a captura de imagens RGB e termográficas formam a parte estática do gêmeo digital e os sensores inserem o dinamismo neste gêmeo, levando a possibilidade de supervisão e monitoramento online dos ativos presentes nas redes elétricas. 

A Fundação CERTI possui a capacidade de ideação, implementação, colocação em operação e manutenção destes processos de digitalização das redes de energia.

Uso de inteligência artificial para análise de dados no setor elétrico

Com a inserção massiva de sensores nas redes elétricas, surge a possibilidade de sensoriamento de diversos ativos das redes elétricas. E também no estabelecimento de banco de dados e análises preditivas e prescritivas de possíveis manutenções futuras. 

Com isso, é demandado o uso de inteligência artificial para estas análises, conferindo ganhos de produtividade e respostas mais rápidas e assertivas quanto a realização destas manutenções. Assim, os ativos ficam muito menos tempo indisponíveis para a operação.

Aplicações avançadas em infraestrutura de recarga de veículos elétricos - Impactos

Seguindo na linha de uso massivo de dados para manutenções, em breve teremos uma inserção massiva das estações de recarga. Com isso, podemos utilizar estas mesmas estações para envio de dados para a operação das distribuidoras de energia como forma de sensoriamento. 

E a partir destas estações, utilizar seus conversores estáticos para minimizar os impactos desta inserção massiva. Pois os conversores estáticos quando operados de forma adequada podem reduzir harmônicos, regular tensão e frequência, conferindo maior qualidade de energia em certas áreas.